Pular para o conteúdo principal

O que significa perícia?


 Há muitas palavras que pronunciamos às vezes e não sabemos ao certo seu significado ou se mesmo elas existem no contexto a que nos referimos.

Palavras que estão em nosso dia a dia, mas quando somos indagados para explicar o seu uso ou significado "dá aquela travada" e não sabemos o que dizer, somos pegos nesta armadilha de somente repetirmos expressões sem as conhecer realmente.

Perícia, é uma destas palavras. Comentamos, falamos dela em diversas situações mas quando perguntados o que significa ou mesmo utilizar em seu lugar um sinônimo "congelamos" e não sabemos explicar.

A palavra PERÍCIA tem sua origem no latim - peritia - que é o mesmo que: habilidade ou destreza. No campo jurídico e investigativo é a análise técnica de uma situação, estado ou fato. A pessoa que realiza a perícia é conhecido como PERITO - perito refere-se ao profissional que tem a habilidade, a expertise, a prática ou conhecimento para realizar a perícia.

Em termos mais simples, podemos dizer que a perícia é a pratica de uma profissão que tem por objetivo examinar situações, fatos, estado e ações de pessoas, coisas e objetos, tendo como primícia os aspectos técnicos determinantes para elucidar algum acontecimento, explicando sua causa.

No judiciário a perícia e fundamental e é considerada como meio de prova, especialmente por envolver um profissional especialista, o perito que pode ser e atuar em diversas áreas. 

Há peritos médicos, dentistas, fotógrafos, papiloscopistas, documental, engenheiros, biólogos, arquitetos, náuticos e formados por tantas outras profissões inclusive advogados e os diplomados em Perícia Criminal e Investigação Forense (curso universitário que foi criado a cerca de 8 anos).

Para ser perito criminal é necessário ser concursado, mas isso não impede que você trabalhe como perito e exerça a profissão, porém este é assunto para uma próxima oportunidade (post).

A Lei 12.030 de 17 de setembro de 2009 regulamenta a profissão de perito e foi sancionada pelo à época Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a 
seguinte Lei: 

Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais para as perícias oficiais de 
natureza criminal. 

Art. 2o  No exercício da atividade de perícia oficial de natureza criminal,
é assegurado autonomia técnica, científica e funcional, exigido concurso público, 
com formação acadêmica específica, para o provimento do cargo de perito oficial. 

Art. 3o  Em razão do exercício das atividades de perícia oficial de natureza criminal, 
os peritos de natureza criminal estão sujeitos a regime especial de trabalho, 
observada a legislação específica de cada ente a que se encontrem vinculados. 

          Art. 4o  (VETADO) 

Art. 5o  Observado o disposto na legislação específica de cada ente a que o perito 
se encontra vinculado, são peritos de natureza criminal os peritos criminais, 
peritos médico-legistas e peritos odontolegistas com formação superior específica 
detalhada em regulamento, de acordo com a necessidade de cada órgão e por 
área de atuação profissional. 

Art. 6o  Esta Lei entra em vigor 90 (noventa) dias após a data de sua publicação. 

Brasília,  17  de setembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República. 

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro
Paulo Bernardo Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que mudou depois do sancionamento da Lei 15.160/2025?

O Investigador Forense e Perito Criminal tem que ter noções da legislação que incluem leis, decretos, portarias e principalmente atento às atualizações que estas sofrem ao longo de sua vigência. No dia 03 de julho de 2025 o então Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin Filho, sancionou a lei 15.160/2025 que modifica os artigos 65 e 115 do Código Penal Brasileiro. A mudança ocorre na circunstância atenuante que estes artigos traziam para menores de 21 (vinte e um) e maiores de 70 (setenta) anos. imagem google Agora tanto a atenuante quanto a redução do prazo prescricional para os crimes que envolvam violência sexual contra a mulher, quando o agente for, na data do fato menor de 21 anos de idade não mais são diminuídos, ou seja, não serão mais atenuados,  e para os maiores de 70 anos de idade na data a prescrição não será reduzida pela metade como ocorre com outros crimes. veja na integra o que mudou no Código Penal: "Art.65............................. I -  ser o agente m...

O que todo investigador e perito deve ter em sua mochila ou em seus bolsos?

  Cada caso é um caso! Assim dizem os que vivenciam dia a dia situações inusitadas e diferentes apesar da similaridade ou resultado destas ações. Quando acompanhamos um caso de investigação e perícia na área de documentação em busca de fraudes ou adulterações o uso de luvas para manipular o documento, lupas (contafios), microscópio e um bisturi além de alguns reagentes como água sanitária, iodo e água destilada são fundamentais. Já quando estamos em uma cena de um crime com vítima fatal, luvas, máscara, tocas para cabelo, macacão em material descartável, proteção de calçados, câmera fotográfica, gravador (ou um bom bloco de anotação, mas gravar é mais eficiente e rápido e depois você transcreve o que narrou), trena, régua de 30cm, reagente luminol, luz negra, lanterna entre outros são itens obrigatório. Mas como dito, cada caso é um caso e cada especialista e equipe tem uma metodologia e organização diferente. As vezes dizer que um produto ou equipamento é importante não quer dizer...