Pular para o conteúdo principal

O que todo investigador e perito deve ter em sua mochila ou em seus bolsos?

 

Cada caso é um caso! Assim dizem os que vivenciam dia a dia situações inusitadas e diferentes apesar da similaridade ou resultado destas ações.

Quando acompanhamos um caso de investigação e perícia na área de documentação em busca de fraudes ou adulterações o uso de luvas para manipular o documento, lupas (contafios), microscópio e um bisturi além de alguns reagentes como água sanitária, iodo e água destilada são fundamentais.

Já quando estamos em uma cena de um crime com vítima fatal, luvas, máscara, tocas para cabelo, macacão em material descartável, proteção de calçados, câmera fotográfica, gravador (ou um bom bloco de anotação, mas gravar é mais eficiente e rápido e depois você transcreve o que narrou), trena, régua de 30cm, reagente luminol, luz negra, lanterna entre outros são itens obrigatório.

Mas como dito, cada caso é um caso e cada especialista e equipe tem uma metodologia e organização diferente. As vezes dizer que um produto ou equipamento é importante não quer dizer que ele seja regra ou seja utilizado para todos os tipos de casos a serem investigados.

Caneta, bloco de papel, lápis, estilete, tesoura, máquina fotográfica, gravador, luvas descartáveis, protetores para sapatos, touca para cabelo, lanterna, lanterna de luz negra, régua e trena são fundamentais, pessoal e intransferível para cada investigador.

Ser organizado no entanto é a atitude mais relevante, pois a cada chamado e para cada caso você deve "montar" seu kit de investigação.

Em um acidente de trânsito por exemplo, devemos ter os descartáveis (que aqui são todos os produtos e acessórios que protegem a cena de contaminação, exemplo as luvas), registrar as imagens de diversos ângulos com a câmera e para isso temos que ter alguns conjuntos de lentes como uma 28mm, 50mm, 75mm e 150mm. Algumas lentes são do tipo 28mm/150mm percorrendo uma grande variedade de combinações sem necessidade de troca facilitando o trabalho. Uma trena para medição do espaço de frenagem pode ser necessária. Optar por uma trena Laser pela dificuldade de se estender em meio ao público, carros e obstáculos é outra opção. Existem trenas laser com precisão e alcance de 20 a 100 metros facilmente encontradas nos Marketplaces a preços que variam de US$20.00 a US$70,00.
Quando a investigação envolve estudos mais aprofundados como os laboratoriais temos que ter recipientes para coleta de vestígios de tintas, plásticos ou outros elementos que possam estar disponíveis no local do acidente, um exemplo, um pedaço da lente lanterna do veículo que colidiu com outro e se evadiu, deve ser acondicionado, datado e relatado o local, posição e características inclusive com o registro fotográfico de onde foi recolhido, isso tudo se faz com o saco de coleta de provas.

Estes são só alguns exemplos dos equipamentos e ferramentas que temos que ter. Uma simples pinça na mão de um perito é uma ferramenta indispensável para coleta de fragmentos em um local de crime ou acidente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que mudou depois do sancionamento da Lei 15.160/2025?

O Investigador Forense e Perito Criminal tem que ter noções da legislação que incluem leis, decretos, portarias e principalmente atento às atualizações que estas sofrem ao longo de sua vigência. No dia 03 de julho de 2025 o então Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin Filho, sancionou a lei 15.160/2025 que modifica os artigos 65 e 115 do Código Penal Brasileiro. A mudança ocorre na circunstância atenuante que estes artigos traziam para menores de 21 (vinte e um) e maiores de 70 (setenta) anos. imagem google Agora tanto a atenuante quanto a redução do prazo prescricional para os crimes que envolvam violência sexual contra a mulher, quando o agente for, na data do fato menor de 21 anos de idade não mais são diminuídos, ou seja, não serão mais atenuados,  e para os maiores de 70 anos de idade na data a prescrição não será reduzida pela metade como ocorre com outros crimes. veja na integra o que mudou no Código Penal: "Art.65............................. I -  ser o agente m...